Firmado Acordo de Colaboração em Rio Verde para a realização da Biometria

TRE-GO Acordo Rio Verde - Biometria

Em entrevista coletiva realizada na tarde de hoje (9/9), o Juiz da 140ª Zona Eleitoral, em Rio Verde, Vítor Umbelino Soares Júnior, anuncia a assinatura de Termo de Colaboração firmado com a Prefeitura Municipal, que, no evento de hoje, foi representada pelo Secretário de Comunicação, Danilo Morais.

O Poder Executivo local, pelo termo firmado, cede à Justiça Eleitoral 22 servidores para a realização do recadastramento biométrico, procedimento obrigatório, que tem por objetivo implementar um sistema de reconhecimento individual do eleitor por meio de reconhecimento de impressões digitais, a fim de evitar fraudes no decorrer do processo eleitoral.

Os auxiliares atuam na sede dos Cartórios Eleitorais do município, que abrange, ainda, a 30ª Zona Eleitoral e inclui os municípios de Castelândia, Montividiu e Santo Antônio da Barra, onde, em breve, será iniciada a revisão do eleitorado para a implantação da biometria.

Durante a coletiva, Vítor Umbelino destaca a importância da parceria com o município, que também disponibilizou tendas para aperfeiçoar a estrutura física do local de atendimento aos eleitores, oferecendo mais conforto aos usuários da Justiça Eleitoral.

Ressalta, ainda, o Juiz Eleitoral, que para agilizar o atendimento, os eleitores devem se dirigir aos Cartórios munidos de documentos necessários à comprovação de residência, a exemplo de contas de água e energia, que não necessariamente devem estar em nome do eleitor, podendo, para a esta comprovação, estar em nome de parentes ou, ainda, em caso de imóveis locados, em nome do proprietário, acompanhado de declaração de locação do respectivo imóvel; além de documentos pessoais como carteira de identidade, carteira de trabalho, dentre outros pelos quais se comprove a identidade do cidadão.

Biometria na Justiça Eleitoral em 2015

A revisão do eleitorado, em 2015, no Estado de Goiás, ocorre em 47 Zonas Eleitorais do Estado, envolvendo 98 municípios e, nesses locais, o eleitorado deverá comparecer para proceder à coleta de dados para a implantação da biometria (foto, assinatura e coleta de impressões digitais).

Em Rio Verde, 118.315 eleitores deverão passar pelo recadastramento pelo sistema biométrico, procedimento obrigatório e que evita o cancelamento do Título de Eleitor.

A legislação que normatiza a revisão do eleitorado autoriza a Justiça Eleitoral a requisitar servidores federais, estaduais ou municipais, bem como utilizar instalações e serviços de órgãos da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios e, dessa forma, em alguns municípios já foram firmados termos de colaboração visando o reforço de pessoal para atuar nos trabalhos de biometria, como o que foi celebrado entre a Prefeitura de Rio Verde e o Juízo Eleitoral da localidade.


Para saber mais sobre a biometria acesse aqui

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - ASICS

Acesso rápido

Política de Privacidade

O Portal do TRE-GO utiliza cookies para melhorar sua experiência no site.
Se você prosseguir na navegação, entendemos que está de acordo com nossa política de privacidade.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.